segunda-feira, 19 de maio de 2008

Olho Vivo no Dinheiro Público

Curso gratuito ensina o cidadão a acompanhar as ações do governo

A Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf), realizará entre 27 de maio e 27 de junho o curso a distância Controle Social, com o objetivo de incentivar na população o acompanhamento das ações governamentais e promover a cidadania. A inscrição e a participação no curso são gratuitas.

Os interessados em garantir uma das 1.640 vagas, distribuídas em 41 turmas de 40 alunos, poderão se inscrever a partir de amanhã (16) e até o próximo dia 25, acessando o site www.esaf.fazenda.gov.br, no link Educação a Distancia. Então, é preciso escolher a opção "Inscreva-se aqui" e clicar na turma referente ao Estado de origem.

O curso integra o programa Olho Vivo no Dinheiro Público, desenvolvido pela CGU, e pretende capacitar em todo o País agentes públicos municipais, conselheiros, lideranças locais, professores, alunos e cidadãos em geral para que atuem no controle social das ações do governo, promovendo a melhor aplicação dos recursos públicos. O interessado em participar deve dispor de tempo, ter conhecimentos básicos de informática, possuir endereço eletrônico (e-mail) e acesso à internet.

Os alunos receberão uma senha de acesso, que será enviada para o e-mail indicado no cadastro da Escola, realizado no ato da confirmação de sua matrícula. O conteúdo do curso está dividido em três módulos: 1 - A participação popular no estado brasileiro, 2 - O controle das ações governamentais, 3 - O encaminhamento de denúncias aos órgãos responsáveis.

Para receber o certificado de participação da Escola de Administração Fazendária, o aluno terá de obter no mínimo 70% de aproveitamento geral. Para esclarecimento de dúvidas sobre o curso a distância, os interessados poderão ligar para (61) 3412-6283 e 3412-6164, ou enviar e-mail para ead.esaf9@fazenda.gov.br ou ead.esaf3@fazenda.gov.br.