sábado, 31 de dezembro de 2022

MAD Magazine Carlos Marighella

Na edição de 187 da Revista MAD americana (MAD MAGAZINE) de 1976 foi publicado uma sátira sobre os protestos nos EUA. Um das personagens chama-se Marighella em "homenagem" ao revolucionário brasileiro Carlos Marighella. Esta publicação é só a título de curiosidade devido ao fato da notoriedade que o Marighella conseguiu naquele país.





sexta-feira, 1 de julho de 2022

Entendendo a Inflação, a Taxa de Juros e a Miséria no Brasil.

1) Quando o "remédio" aumento das taxas de juros é recomendado?

R. quando há escassez de produtos e serviços no mercado (quando a oferta é pouca e a procura é grande).

2) Quando a procura é muito grande por produtos e serviços?

R. quando o povo está com um poder aquisitivo muito alto e as empresas não conseguem atender a demanda e assim aumenta-se a inflação como se fosse um leilão (vendendo para quem paga mais). Aumentando os preços também aumenta a inflação. Então aumenta-se a taxa de juros para frear o crédito e assim conter as compras.

3) O que está acontecendo no governo Bolsonaro? O povo está com um forte poder de compra? As empresas não têm produtos e serviços para atender às demandas?

R. Definitivamente não! O povo perdeu todo o seu poder de compra seja pelos baixos salários, seja por estar desempregado, seja pelos altos impostos que tomam parte do seus recursos e principalmente pelo alto custo dos serviços e produtos essenciais como energia elétrica, gás, combustíveis.

4) O governo Bolsonaro conseguiu reduzir a inflação aumentando os juros? Veja o histórico dos juros segundo o Banco Central do Brasil:

JUN/2020 - INFLAÇÃO 2.13% - JUROS 2,25%
JUN/2021 - INFLAÇÃO 8.35% - JUROS 4,25%
MAI/2022 - INFLAÇÃO 11,73% - JUROS 12,75%

Obs.: Inflação = IPCA; Juros = SELIC

Bolsonaro e o banqueiro Paulo Guedes não estão resolvendo o problema da inflação mas sim piorando o que já estava ruim, tudo porque não possuem competência para entender das Ciências Econômicas. Deveriam ter feito exatamente o contrário, ou seja, ousando manter a taxa de juros no patamar de junho de 2020 ou mesmo baixado para estimular o comércio e assim gerar emprego e renda.

Por quê?

Para estimular o consumo. Quem está causando a inflação é o sistema do Preço de Paridade Internacional (PPI), ou seja, a base da formação do preço do produto vendido aos brasileiros pela PETROBRAS é a cotação internacional da commodity petróleo. Para entender: independentemente do custo de fabricação e transporte ser menos de 25% do que é cobrado hoje pelos combustíveis, a Petrobrás cobrará o que é cobrado no mercado internacional. Portanto, não será aumentando as taxas de juros que o preço dos combustíveis baixarão. Aumentando as taxas de juros torna o Brasil fragilizado economicamente pois atraem os dólares dos estrangeiros que entram no Brasil para aproveitar a rentabilidade dos juros mas por outro lado esse dinheiro é muito volátil e pode sair da mesma forma que entrou, muito rápido ressuscitando os conhecidos ataques especulativos.

Independentemente da preservação dos dividendos dos acionistas da PETROBRAS, se os juros fossem baixos e por conseguinte o crédito, haveria a possibilidade de financiamentos tanto para compras como para investimentos para que saiamos da roda viciosa da paralisação da economia para a roda virtuosa do retorno ao consumo.